A 8.ª edição do Festival Dunas de São Jacinto regressa de 23 a 25 de agosto com uma programação que inclui concertos, espetáculos aéreos, experiências aquáticas como canoagem e surf, atividades ambientais e iniciativas desportivas, como o Torneio Internacional de Frisbee de Praia.
Promovido pela Câmara Municipal de Aveiro, o festival dispõe de várias atividades gratuitas e para todas as idades, no ano em que Aveiro é a Capital Portuguesa da Cultura.
O cartaz musical é composto por nomes como Delfins, HMB e Marisa Liz, nas imediações da Rua Carlos Roeder. Na sexta-feira, dia 23, a artista Marisa Liz vai subir ao palco às 22h, enquanto o grupo HMB atuará no sábado, dia 24, num concerto marcado para a mesma hora. O festival vai encerrar com um espetáculo musical da banda portuguesa Delfins, no dia 25, às 18h.
Estão também programados os concertos de Emmy Curl e de Silly para os dois primeiros dias do evento, às 18h30, junto ao Cais da Rampa.
Um dos destaques do festival será o Aveiro Air Show, que terá lugar no sábado, dia 24, às 15h. A Baía de São Jacinto vai concentrar pilotos e aeronaves nacionais e estrangeiros, para uma demonstração de voos acrobáticos.
A par disto, a Baía de São Jacinto será igualmente palco do espetáculo noturno Atlantid, com música, lasers, água e luz, que se estreia em Portugal. Estão agendados dois espetáculos: um para o final da noite de sexta-feira, dia 23, e outro a encerrar o dia 24, sábado.
A organização do evento disponibiliza um “shuttle” 100% elétrico e gratuito que fará a ligação entre a Marginal Frente-Ria (paragem de autocarro de São Jacinto) e a Praia. Esta é “uma medida que visa aproximar as duas principais áreas do Festival Dunas de São Jacinto, utilizando um meio de transporte sustentável e amigo do ambiente, com horários de 30 em 30 minutos, das 09h00 às 19h30”, explica o comunicado enviado.
Em parceria com a ETE e a Transdev – AveiroBus, a Câmara Municipal de Aveiro vai aumentar a oferta de horários na travessia entre São Jacinto e o Forte da Barra nos três dias do festival, à semelhança dos anos anteriores. As pessoas que se desloquem a pé ou de bicicleta terão 50% de desconto.