Parque Güell, Barcelona, Espanha. Juan Antonio Luna Hernández/Unsplash

A Europa possui uma ampla e variada oferta cultural, natural e de lazer, com inúmeras atrações turísticas para todos os gostos. Com tantas atrações arquitetónicas, ruínas antigas e museus renomados, não é de se admirar que muitos países europeus estejam entre os mais turísticos do mundo. 

Mas quais são as atrações mais populares da Europa? Musement realizou um estudo para responder esta pergunta. A plataforma de reserva de atividades de lazer e cultura analisou mais de 4.200 locais de interesse em toda a Europa e, posteriormente, compilou um ranking com as 50 atrações mais populares do continente com base no número de avaliações recebidas no Google. 

Captura-de-ecra-2023-03-30-145517 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)

TOP 10

Fonte de Trevi, Roma, Itália – 345.237 avaliações

fabio-fistarol-qA87EGTCzR0-unsplash-1024x684 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Fabio Fistarol/Unsplash

Com mais de 345.000 avaliações, a Fonte de Trevi lidera o ranking da Musement. Considerada uma das mais ambiciosas construções barrocas da Itália e a principal fonte de Roma, a Fonte de Trevi foi encomendada pelo Papa Clemente XII ao arquiteto Nicolau Salvi. As obras foram iniciadas em 1735 e a ideia inicial era a de decorar a praça e prover a cidade com uma grande quantia de água, nunca se imaginava que a fonte se tornaria o fenômeno que é hoje. Localizada no encontro de três ruas, aqui acaba o percurso das águas do aqueduto Acqua Vergine, um dos mais antigos da cidade. A expressividade das esculturas presentes na fonte é fascinante. Milhares de pessoas visitam o local todos os anos, atiram uma moeda sobre o ombro esquerdo e fazem um pedido.

Coliseu, Roma, Itália – 330.361 avaliações

katie-smetherman-fzUMUS718LU-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Katie Smetherman/Unsplash

O segundo lugar no ranking também é de uma atração italiana. Construído pelo Imperador Flávio Vespasiano entre os anos 72 e 80 d.C., este é um dos maiores exemplos da arquitetura romana. Durante o Império Romano, o Coliseu era utilizado para o entretenimento da população. Com capacidade para até 50 mil pessoas, por aqui aconteciam espetáculos, lutas de gladiadores, caças a animais e peças de teatro. Certas competições chegavam a durar 100 dias. Este fantástico monumento sobreviveu séculos de história e continua surpreendendo todos os visitantes.

Torre Eiffel, Paris, França – 328.972 avalições

il-vagabiondo-8eNt0CQamB0-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Il Vagabiondo/Unsplash

A Torre Eiffel foi criada como atração central da Feira Mundial de 1889, com a ideia de ser demolida logo após o evento. Felizmente isto nunca aconteceu e a torre se tornou um dos monumentos mais importantes de Paris, recebendo quase 7 milhões de visitantes por ano. Projetada pelo engenheiro francês Gustave Eiffel, a construção da torre durou dois anos. O monumento possui 330 metros de altura e é dividida em três níveis. Até 1930 a Torre Eiffel era considerada a estrutura mais alta do mundo, quando foi inaugurada os visitantes deviam subir pelos 1700 degraus até à parte mais alta da torre. A boa notícia é que, atualmente, a torre possui elevador.

Museu do Louvre, Paris, França – 266.240 avaliações

dat-vo-RLHf3HVsk4-unsplash-1024x666 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
DAT VO/Unsplash

O edifício do Louvre foi construído inicialmente como uma fortaleza e reconstruído no século XVI para ser o palácio real. Apenas em 1793 foi inaugurado como museu de arte, com um pouco mais de 500 obras. Atualmente, com uma área de mais de 70.000 metros quadrados, o museu exibe uma coleção de 35 mil obras de arte. Considerado um verdadeiro património mundial, o acervo do museu possui obras de diversas partes do mundo. É possível encontrar antiguidades romanas, gregas, artes islâmicas, antiguidades egípcias e muito mais.

Disneyland® Paris, França – 259.696 avaliações

thomas-evraert-IgN7yv7OuU0-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)

Localizada a apenas 32 km de Paris, este complexo mundialmente famoso possui dois parques: Disneyland® Park e Walt Disney Studios®. Com mais de 50 atrações e uma grande variedade de restaurantes e acomodações, não é de se surpreender que tenha se tornado uma das atrações mais populares da Europa. Além de descobrir o Universo MARVEL e o fascinante mundo da Disney e da Pixar, de agora até 30 de setembro os visitantes podem desfrutar de espetáculos e apresentações espetaculares para a “Grande Final” da comemoração dos 30 anos do parque. Os destaques incluem o Disney Dreams®!, o aclamado show noturno com fogos de artifício e efeitos especiais projetados no Castelo da Bela Adormecida.

Sagrada Família, Barcelona, Espanha – 200.309 avaliações

martijn-vonk-irPT5t2LWNM-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Martijn Vonk/Unsplash

A obra inacabada de Antonio Gaudí, cuja construção começou há mais de 140 anos, é um dos emblemas de Barcelona. O magnífico jogo de cores e luzes nos vitrais, a impressionante “floresta” de colunas no interior e as fantásticas vistas de Barcelona das torres são apenas alguns dos seus diversos encantos. Além disso, a basílica e outras seis obras do famoso arquiteto foram declaradas Património da Humanidade pela Unesco.

Arco do Triunfo, Paris, França – 197.610 avaliações

sammy-w0z6OJj8pYc-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Sammy/Unsplash

Com 50 metros de altura e 45 metros de largura, o impressionante Arco do Triunfo, construído por ordem de Napoleão Bonaparte após a vitória de Austerlitz, é um dos monumentos mais visitados da capital francesa. A seus pés está o Túmulo do Soldado Desconhecido da Primeira Guerra Mundial, cuja chama é acesa todos os dias às 18h30. Por outro lado, do terraço superior é possível desfrutar de vistas excepcionais dos Campos Elíseos e da cidade de Paris.

Panteão, Roma, Itália – 190.835 comentários

julie-iSTkOZVyTiE-unsplash-1024x683 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Julie/Unsplash

Visitado por milhões de pessoas todos os anos, o Panteão de Agripa é um dos monumentos romanos mais bem preservados. A construção da estrutura original remonta ao tempo do imperador Augusto, embora entre os anos 118 e 125 d.C., o imperador Adriano tenha ordenhado a sua reconstrução, alterando completamente o desenho inicial. Mais tarde, no século VII, tornou-se uma basílica cristã, razão pela qual sobreviveu quase intacta até hoje. Atualmente, um dos aspectos do seu desenho harmonioso que mais chama a atenção é a sua enorme cúpula.

Parque do Retiro, Madrid, Espanha – 164.086 avaliações

fotolia-134878867-subscription-xxl-jpg_header-131458-1024x538 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Musement

Com 125 hectares, o Retiro é um dos pulmões verdes da capital espanhola, e um dos locais mais visitados da cidade. Desde 2021 que foi reconhecido, juntamente com o Passeio do Prado, como Paisagem Cultural do Património Mundial da UNESCO. O parque abriga jardins espetaculares, como o Parterre francês e a Rosaleda; e esculturas e obras de interesse arquitetónico, como o monumento de Alfonso XII, a estátua do Anjo Caído e a Fonte de Galápagos. Mas, se há um lugar que atrai todos os olhares, esse é o Palácio de Cristal, uma das salas de exposição do Museu Rainha Sofia.

Parque Güell, Barcelona, Espanha – 162.845 avaliações

dorian-d1-aX5NLrKgRBc-unsplash-1024x791 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)
Dorian D1/Unsplash

Com mais de 162.000 avaliações recebidas no Google, o Parque Güell fecha o “top 10” da Musement. Hoje, é um dos lugares mais visitados de Barcelona, e motivos não faltam. O fascínio de Antoni Gaudí pelas formas orgânicas pode ser visto em todos os cantos do parque, onde elementos arquitetónicos se misturam perfeitamente com a natureza, criando espaços emblemáticos como a Escadaria do Dragão e a sala Hipóstila. Além disso, desde a Praça da Natureza, onde está localizado o famoso banco ondulado coberto de mosaicos coloridos, pode desfrutar de belas vistas sobre a cidade.

Uma atração portuguesa no Top 50 

D0045523 As 50 atrações turísticas mais populares da Europa (há uma portuguesa)

Com mais de 94.000 avaliações no Google, o Santuário de Fátima ocupa o 42.º lugar do ranking. O templo, que se situa na Cova da Iria, em Ourém, é uma das referências do culto mariano no mundo, recebendo todos os anos milhares de peregrinos de diversas partes do mundo. 

Artigo anteriorE que tal um hambúrguer artesanal à beira-rio? A DeGema chegou a Vila Nova de Gaia
Próximo artigoObras de Vhils vão estar submersas ao largo da praia de Santa Eulália, em Albufeira (e só poderão ser vistas por mergulhadores)

1 COMENTÁRIO

  1. Lamento que não tenham mencionado ex. Mosteiro da Batalha a cidade dos incas na América do sul, a grande muralha na China,
    A cidade proibida na China, a maior Barragem da China, etc. Eu sei que isto tem a ver com simpatia mas tem de reconhecer que a China hoje do século 21 e a maior potência em tudo no mundo. Sabemos que o ocidente não gostam deles mas por felicidade do ocidente a China faz trabalhar toda a economia em todo o mundo. Esqueçam os yankys da América do norte isso e império que já deu o seu fruto derivado as agressões e guerras que causaram no mundo onde eles estiverem há conflito e guerra certa eles só vivem disso e enquanto eles existirem nunca Haverá paz no mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui