Uma viagem de comboio pela Europa é uma experiência a não perder. As horas passadas nos caminho-de-ferro podem ser utilizadas, não só para apreciar a paisagem, mas também para ler, meditar, estudar ou simplesmente para descansar da azáfama incessante do quotidiano. O comboio é um meio de transporte que já não é tão utilizado como antigamente, mas ainda mantém um certo toque de sofisticação e de saudade.
Por esta razão, a revista Viajar apresenta uma lista elaborada pelo site GoEuro, uma plataforma dedicada ao planeamento e reserva de viagens, com as cinco estações de comboio mais bonitas e históricas da Europa.
- Estação Central de Amsterdão
Projetada por Pierre Cuypers, foi construída entre 1881 e 1889. Especificamente, a estação foi construída em três ilhas artificiais erguidas sobre um leito de 9.000 postes de madeira.
O elemento que mais caracteriza a Estação Central de Amsterdão é a sua porta de acesso, que foi originalmente projetada como uma entrada monumental para a cidade. A fachada também é adornada com os brasões de Berlim, Paris e São Petersburgo, já que nos seus primórdios a cidade estava ligada a estas cidades através da linha de comboio.
- Estação Liège Guillemins, Bélgica
A estação Liège Guillemins passou por diferentes remodelações e designs ao longo dos anos. Inaugurada em 1842, foi modernizada em 1882 e 1905. Posteriormente, em 1958, o edifício da estação foi substituído por outro mais moderno, até que em 2009 foi inaugurada a nova e vanguardista estação, desenhada pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava e destinada a abrigar as novas linhas de alta velocidade.
- Estação Central de Antuérpia
O imponente edifício da Estação Central de Antuérpia foi construído entre 1985 e 1905 graças, sobretudo, ao interesse do Rei Leopoldo II da Bélgica em promover o seu desenvolvimento. Assim, a estação está organizada em dois ambientes: uma sala que acolhe os passageiros que aguardam o seu comboio, desenhada por Luis Delacenserie e que se destaca pela sua imensa cúpula e a área das pistas, coberta por uma estrutura marcante com traços barrocos e neo-renascentistas, projetada por Clement van Bogaert.
- Estação St. Pancras International, Londres
A estação St. Pancras está localizada no distrito de Camden, ao norte de Londres. A fachada desta estação é de arquitetura gótica em tijolo vermelho, enquanto o seu interior é estruturado em ferro e pedra.
Ocorreram importantes eventos históricos no local, como a entrada e saída de tropas britânicas durante as duas guerras mundiais. Por outro lado, a emissora é um ícone da cultura pop graças a uma das cenas dos filmes de Harry Potter, em que o relógio da estação é reconhecido.
- Gare du Nord, Paris
A Gare Du Nord, uma das estações mais movimentadas do mundo, foi projetada pelo arquiteto Jacques Hittorff e inaugurada em 1846.
Inicialmente, era muito pequena e servia apenas para comboio que iam para Amiens e Lille. Anos mais tarde, entre 1861 e 1865, foi ampliado para ser o que é hoje, sendo o edifício caracterizado pelos seus blocos de pedra e pela sua decoração onde se destacam 23 estátuas que representam as diferentes cidades às quais chegam os comboios que partem dos seus carris.