Quando são bem feitas, são icónicas, quando são más, bem… Pelo menos pode rir-se um bocadinho. Estamos a falar de campanhas publicitárias de turismo. Os destinos de férias produzem vídeos extravagantes para captar a atenção dos potenciais visitantes. Das mais estranhas (cavalos que escrevem e-mails na Islândia), às mais engraçadas (uma barriga que fala), a CNN Travel reuniu as 10 campanhas de turismo mais originais de 2022.

África do Sul: O renascimento

Lançado em março, quando grande parte do mundo ainda estava confinado, o vídeo de três minutos produzido pela África do Sul demonstra o regresso das viagens após o levantamento das restrições pós-Ómicron – uma jogada interessante do destino, visto que a variante foi descoberta, pela primeira vez, precisamente na África do Sul.

Uma jovem de aparência desolada na sombria, escura e chuvosa cidade de Londres viaja até à luminosa Cidade do Cabo e tudo se torna mais colorido. A personagem principal do vídeo explora algumas das experiências do destino, como um safari e uma viagem à escarpa de Drakensberg – sempre com a beleza natural do país em plano de fundo – mas o foco do vídeo está nas ligações humanas que todos perdemos durante os confinamentos.

Suécia: Filme de terror sueco

Mesmo a tempo do Halloween, a Visit Sweden lançou um filme de terror de dois minutos com o intuito de promover o país. O vídeo, narrado pela própria “Suécia”, passa-se numa floresta, a “alma” do país, mas é uma proposta arriscada para aliciar os turistas a visitarem o destino, considerando que o vídeo começa por parecer idílico, mas rapidamente se transforma em algo assustador.

Neste vídeo promocional, Sam, um homem que está a visitar Suécia, conhece uma bela mulher na floresta mas rapidamente percebemos que não é apenas uma simples mulher, é uma huldra, uma espécie de ninfa assustadora. “O que aconteceu na floresta é algo que se considerará como um sonho, mas não é assim que vai ser”, adverte a Suécia.

Ruanda: Jogar com Lionel Messi

Estrelas lendárias do futebol do Paris Saint-Germain, incluindo Lionel Messi e Sergio Ramos,viajaram para Ruanda para gravarem a campanha “Tee off your next adventure in Rwanda“, produzida pela Visit Rwanda.

O vídeo começa com Jérôme Alonzo a jogar golfe, podemos observar o antigo guarda-redes a acertar com o seu taco numa bola de golfe. A bola é projetada até ao estádio do Paris Saint-Germain. Após aterrar no estádio, é chutada com tanta força pelos jogadores de futebol que viaja até Ruanda, passando pelas paisagens mais espetaculares do país africano.

Vilnius: Feliz aniversário… para quem?

Esta campanha gira em torno do 700º aniversário de Vilmus, a capital da Lituânia, que acontece no próximo ano, em 2023. “Ninguém sabe onde fica Vilnus, muito menos quando é que se celebra o seu aniversário“, diz o narrador do vídeo. “Depois da maior parte do mundo se ter esquecido dos últimos 699 aniversários de Vilnius, chegámos a uma solução para o seu 700º aniversário”, podemos ouvir em forma de provocação. A solução encontrada pela cidade, de acordo com o vídeo é “uma coleção de cartões de aniversário digitais que permitem enviar um ‘Feliz Aniversário’ mesmo que se tenha esquecido da data”. O vídeo, filmado ao estilo dos anos 80, mostra-nos diferentes opções de cartões, o nosso preferido é este: “Não é que eu me tenha esquecido do teu aniversário, eu só não sabia que tu existias”.

Uganda: A pérola do continente africano

O conselho de turismo de Uganda começou 2022 com a produção de um vídeo de dois minutos que mostra a beleza do país, desde picos de montanhas nevadas a colinas arborizadas exuberantes, passando por lagos, cascatas e rios que parecem ter sido feitos para a prática de rafting. Mas o foco do vídeo vira-se rapidamente para o seu povo – comer ugali, relaxar com uma bebida, dançar, e sair à noite nas discotecas de Kampala.

“Tudo o que temos de fazer é abrir os nossos sentidos e apreciar o que é exclusivamente nosso”, diz o narrador. Irá definitivamente abrir os seus sentidos para perceber a Uganda é mais do que um destino para fazer safaris.

Colômbia: Poder literário

A Colômbia é da velha guarda e decidiu publicar o “Book of Warmt“, um e-book de 212 páginas dedicado aos seus famosos residentes, conhecidos internacionalmente pela sua arte de bem receber. Em espanhol e inglês, o livro escolhe diferentes iterações de “calor”, desde o amor do apicultor Humberto Narváez pela sustentabilidade até ao atendimento de topo que Maria Eugenia Clavijo oferece aos hóspedes do seu hotel.

“Embora o possamos sentir em cada saudação, cada sorriso, cada acolhimento e cada chávena de café que partilhamos, queríamos compreendê-lo melhor. Foi por isso que saímos à procura calor colombiano, e fomos diretamente à sua fonte: o nosso povo, aqueles que o levam no coração“, afirmou o conselho de turismo colombiano.

Filipinas: A grande revelação

As Filipinas lançaram uma campanha de turismo em junho, intitulada “The People Make the Destination“. Tal como o nome indica, neste vídeo não se vêm as atrações turísticas do país, mas sim o seu povo, com o intuito de passar a mensagem de que “as pessoas é que fazem o destino”.

“Para fazermos um anúncio que não vai querer passar à frente, deixámos para trás o vulgar… o sol, a areia, os atores, as filmagens de drone, as canções pop, os efeitos especiais”, declara o narrador do vídeo. Em vez disso, este vídeo foca-se nas pessoas “que sempre tornaram os nossos destinos mais memoráveis e mais divertidos”. Por outras palavras, o vídeo de dois minutos apresenta pessoas que fazem acrobacias ao estilo do Cirque du Soleil e que formam representações de locais famosos nas Filipinas. O grupo forma colinas, cascatas, montanhas, um edifício antigo, e até mesmo uma ave de rapina gigante. “O povo faz o destino – é mais divertido consigo”, lê-se no slogan.

Islândia: Cavalos assistentes pessoais

Sente-se obrigado a verificar o seu e-mail enquanto está de férias? Não há necessidade de se preocupar com isso se escolher a Islândia, que prometeu “Out-horse your email”. No anúncio, publicado em maio, o narrador afirma que os póneis islandeses foram treinados para escrever e-mails de “Out of Office”, para que não tenha de tocar no seu telefone enquanto estiver de férias.

“Nada arruína as suas férias como o trabalho”, começa o vídeo de um minuto, antes de mostrar sete cavalos a vaguear por cima de um teclado gigantesco, elaborando respostas ininteligíveis.

Viena: Ceder às tentações

Viajar deve ser um momento em que se relaxam as regras da vida quotidiana – e para o estimular, o Turismo de Viena produziu uma campanha turística, em outubro, que mostra uma barriga que fala. É uma curta-metragem de quase seis minutos, na qual “Belly”, uma barriga, decide abandonar o seu humano obcecado pelo fitness, Harry, porque já não se sente bem-vinda na sua vida.

“Belly” parte para Viena, onde vagueia pelas ruas, vê obras de arte sublimes, e desfruta de um Sachertorte – um bolo de chocolate típico da cidade – na sua cama de hotel. Eventualmente, Harry parte à procura de “Belly”, e a dupla tem um encontro maravilhoso num restaurante de Viena. “A forma mais bela de se amar a si próprio é ceder às tentações“, conclui o vídeo.

Suíça: “Até a Suíça é mais impressionante do que os abdominais de Federer”

O campeão de ténis Roger Federer promove a Suíça – a sua terra natal – há vários anos, mas em abril juntou-se à atriz Anne Hathaway num skit de dois minutos. “Anne e Roger aprenderam da maneira mais difícil que ninguém ofusca o Grand Tour da Suíça“, foi o slogan escolhido para esta campanha publicitária.

Anne Hathaway e Federer surgem irritados no início do vídeo, após perceberem que só foram utilizados grandes planos na campanha publicitária que estiveram a gravar na Suíça. As filmagens da dupla a saltar por cima de um glaciar e a mergulhar de forma sincronizada num lago gelado foram substituídas por grandes planos das paisagens, porque o diretor da campanha sentiu que “Até a Suíça é mais impressionante do que os abdominais de Roger Federer”.

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