Mudar a forma como se viaja é uma das melhores formas de reduzir a sua pegada de carbono. Voar de Londres para Paris emite 14 vezes mais CO2 do que viajar de comboio, de acordo com a empresa Eurostar.
Felizmente, muitos países de toda a UE estão a investir em caminhos-de-ferro que proporcionam conexões melhores e mais rápidas do que nunca. Desde os comboios noturnos económicos, até aos comboios “cross-country”, aqui estão as mais recentes rotas ferroviárias na Europa que tem de experimentar em 2023.
Áustria
Viena para Paris com a Nightjet
A empresa ferroviária nacional austríaca ÖBB lançou, no final de 2021, uma nova rota entre Viena e Paris via Salzburgo e Munique. A viagem dura 14 horas e opera três vezes por semana nos dois sentidos, com preços entre €30 por assento e €120 ou mais por um compartimento privado.
No verão de 2023, a Nightjet lançará comboios de nova geração que rivalizam em conforto com voos de primeira classe. Os clientes podem espera estações de carregamento sem fios, wi-fi gratuiro, armazenamento gratuito de bicicletas e equipamento desportivo de neve e compartimentos privados com os seus próprios chuveiros e casas de banho.
Viena para Génova e La Spezia com a Nightjet
O novo horário da Nightjet em 2023 viu o seu serviço de Viena/Munique para Milão alargado a Génova e La Spezia, em Itália. A partir daqui, os passageiros podem apanhar comboios para o Mónaco, Nice e Cinque Terre.
Bélgica
Bruxelas a Berlim com a European Sleeper (Em maio de 2023)
A empresa European Sleeper, lançará a sua primeira rota – de Bruxelas a Berlim via Amesterdão – no dia 25 de maio de 2023. Com apenas uma mudança, os passageiros poderão viajar para Paris, Londres, Praga e Varsóvia. A partir de 2024, o plano é alargar o serviço a Dresden e Praga.
República Checa
Praga a Zurique com a ČD
Em dezembro de 2022, o operador ferroviário nacional da República Checa, České Dráhy (ČD), lançou um novo comboio noturno que liga Praga a Zurique, com paragens em Frankfurt e Basileia pelo caminho.
A viagem noturna, um serviço que terminou em 2017 e reapareceu no final do ano passado, demora pouco menos de 14 horas a chegar ao seu destino – Zurique. Os viajantes terão várias opções de tarifas diferentes, desde couchettes de seis camas até compartimentos de luxo com casas de banho e chuveiros privativos. Os bilhetes custam a partir de 49,90€ na opção mais económica.
França
Paris a Madrid com a Trenitalia (final de 2024)
Em Dezembro de 2022, o Grupo FS Italiane – o proprietário da empresa ferroviária estatal italiana Trenitalia – anunciou planos para uma nova ligação ferroviária de alta velocidade entre Paris e Madrid.
O novo comboio ligará Paris a Barcelona, onde já circula o serviço de alta velocidade existente para a capital espanhola. A previsão é que seja lançado no final de 2024, com indícios de que outros serviços possam conectar Madrid a Itália via França.
Alemanha
Berlim a Estocolmo com a Snälltåget
A companhia ferroviária sueca Snälltåget redirecionou seu serviço ferroviário de Berlim para Malmö através de Hamburgo e Dinamarca, estendendo-o até Estocolmo. A viagem completa leva pouco menos de 17 horas com preços para o serviço direto a partir de €50.
Munique para Génova e La Spezia com a Nightjet
O novo horário da Nightjet 2023 viu o seu serviço de Viena/Munique para Milão alargado a Génova e La Spezia, em Itália. A partir daqui, é possível viajar para o Mónaco, Nice e Cinque Terre.
Stuttgart para Zagreb e Rijeka com a Nightjet e EuroNight
No seu novo horário de 2023, a NightJet estendeu o seu serviço de comboio noturno de Munique para Veneza, Ljubljana e Zagreb, para começar em Estugarda, Alemanha. Sazonalmente, o comboio também passará pela cidade costeira croata de Rijeka, com um tempo total de viagem de cerca de 15 horas.
O Nightjet para Veneza viaja via Munique, Salzburgo e Treviso, enquanto o serviço para as capitais croatas e eslovenas é gerido pelos caminhos-de-ferro croatas H’s e Slovenian Railways S’s sob o EuroNight da ÖBB.
Itália
Génova a Nápoles com a NTV Italo
No final de 2021, a companhia ferroviária italiana de alta velocidade NTV Italo lançou um serviço que liga Génova, cidade portuária no noroeste de Itália, ao sul do país. A viagem de Génova a Nápoles demora pouco menos de sete horas e custa cerca de 80 euros ida e volta.
Milão a Paris com a Frecciarossa
Também no final de 2021, a empresa Frecciarossa lançou um novo comboio de alta velocidade entre Milão e Paris. Mais rápido e mais luxuoso do que os serviços anteriores neste itinerário, o comboio demora pouco menos de sete horas a chegar a Paris. Os bilhetes custam a partir de 29€.
Portugal
Porto a Lisboa e Vigo com a linha ferroviária de alta velocidade da Península Ibérica (construção a partir de 2024)
Portugal aprovou planos para uma linha ferroviária de alta velocidade entre Lisboa, Porto e Vigo. Fará parte da rede ferroviária ibérica de alta velocidade mais vasta que une o nosso país e o liga a Espanha. Atualmente são quase três horas de viagem de comboio entre o Porto e Lisboa, mas a nova ligação ferroviária reduzirá o tempo de viagem para apenas 1 hora e 15 minutos.
Países Baixos
Amsterdão para a Áustria com o Ski Express da TUI
Os amantes do desporto de neve estão a preparar-se para o lançamento de um novo comboio nocturno entre Amesterdão e alguns dos maiores resorts de esqui da Áustria. O ‘Ski Express’ da TUI partirá de Amsterdão, todas as sextas-feiras à noite, entre 23 de dezembro e 31 de março. Depois de deixar a capital holandesa às 17h30, o serviço fará uma paragem em Utrecht e seguirá diretamente para a Áustria.
Amsterdão para Zurique com a Nightjet
A NightJet lançou uma rota entre Amsterdão e Zurique no final de 2021. O comboio noturno parte às 20h30 e chega às 8h05 a Zurique. As opções de tarifa variam de couchettes (a partir de € 60) a camarotes (a partir de € 120).
Espanha
Madrid para Alicante e Valência com a Ouigo
Em Novembro de 2022, a Ouigo, propriedade da SNCF, lançou uma nova rota de alta velocidade entre Madrid e Valência. Em breve, também passará e, Alicante. Quando foram lançados inicialmente os bilhetes tinham um custo de ida de 9€, mas após o período de lançamento custam cerca de 30€. Em 2023, a Ouigo planeia alargar o seu serviço para chegar a Córdoba, Sevilha, Málaga e à Costa del Sol.
Barcelona para Madrid com a Iryo
Viajar entre a capital espanhola e a sua principal cidade turística tornou-se mais rápido e mais barato em Novembro de 2022 com este novo serviço ferroviário de alta velocidade. Iryo – um consórcio entre a companhia aérea espanhola Air Nostrum e a companhia de comboios italiana Trenitalia – faz viagens diárias, de ida e volta, entre Barcelona e Madrid, demorando apenas 2,5 horas em cada sentido e custando apenas 18 euros.
Eslovênia
Ljubljana para Budapeste com Hungarian Railways
Lançado em dezembro de 2021, o comboio da Hungarian Railways que parte de Ljubljana, na Eslovênia, para Budapeste, na Hungria, passa por Graz, na Áustria, para um passeio panorâmico. A viagem leva 7,5 horas e os comboios partem às 5h05 e 9h35, com preços a partir de €16 em cada sentido.
Suécia
Estocolmo a Hamburgo com a SJ EuroNight
Lançado em setembro de 2022, o comboio noturno de Estocolmo Central para Hamburgo-Altona é alimentado por energia renovável. Parte diariamente às 17.30h e chega às 6.30h, passando por Copenhaga pelo caminho.
A opção mais barata é um lugar numa carruagem (a partir de 25 euros). Uma cama num compartimento partilhado começa nos 45€, enquanto que um compartimento privado para duas pessoas com um lavatório começa nos 165€. Os compartimentos privados, de uma a três pessoas, vêm com uma casa de banho privada com chuveiro, e pequeno-almoço a partir de cerca de 205€. Também estão disponíveis compartimentos que permitem animais de estimação.
Este recente serviço – se for combinado com os serviços da Eurostar e Deutsche Bahn – também pode ser utilizado para viajar de Londres para Estocolmo em menos de 24 horas.
Reino Unido
Londres para Bordéus com a Eurostar (Talvez em 2027)
Os executivos da Eurotunnel sugeriram planos para uma rota de Londres a Bordeaux, que pretendem lançar nos próximos cinco anos. Os executivos esperam que a nova infraestrutura encoraje os utilizadores de jatos particulares a visitar a Côte d'Azur de forma mais sustentável.