A espanhola Brunchit, que se assume como “o mais instagramável e inovador de todos os ‘brunchs’”, estreia-se em Portugal com a abertura ao público de um novo restaurante no coração do Porto esta semana.
Com o lema “Eat More Art”, o Brunchit apresenta-se como um restaurante “onde, naturalmente, os olhos também comem” e introduz o conceito do brunch disponível a qualquer hora do dia.
A marca nasceu em Málaga, em 2015, e desde então que se tem expandido pelo território espanhol, contando com 11 restaurantes em Málaga, Madrid, Alicante, Palma de Maiorca, Santa Eulália, Ibiza, Barcelona e Marbella.
A abertura do novo espaço na baixa do Porto, na Travessa do Bonjardim, representa não só o primeiro restaurante em Portugal, como assinala a expansão da empresa a nível internacional. A entrada em Portugal dá-se pela mão de Catarina Batista, diretora geral da marca no país, Paulo Oliveira e Jiyaad Abdula, que “aportarão a sua vasta experiência e conhecimentos para consolidar esta expansão”, tendo como objetivo abrir mais espaços no país nos próximos anos, incluindo dois em Lisboa.
“Estamos muito entusiasmados com a abertura do nosso primeiro restaurante no Porto, um marco significativo na história da Brunchit. Depois de termos consolidado a nossa presença em Espanha com 11 restaurantes de sucesso, consideramos que este é o momento ideal para expandir internacionalmente, e o Porto é a cidade perfeita para iniciar este novo capítulo. O nosso conceito de brunch foi recebido com grande entusiasmo em Espanha e, estamos certos de que o Porto, com a sua rica tradição gastronómica e a crescente procura por experiências inovadoras, será o cenário ideal para continuarmos a partilhar a nossa paixão pelo brunch”, explica Lydia Nieto, fundadora da Brunchit.
Com uma decoração “cheia de cor, vários néons e outros adereços”, o Brunchit pretende oferecer um ambiente “único, fancy e, ao mesmo tempo, acolhedor”. O espaço tem capacidade para 52 pessoas, com lugares no interior e no exterior.
O menu inclui várias opções de brunch, nomeadamente saladas, hambúrgueres, tostas, ovos, juntamente com uma seleção de bebidas como café, cocktails, vinhos e sumos naturais. “Tudo com muita cor, preparado para tirar as melhores fotos e deliciar os comensais”, destaca a marca.
O grande best-seller é o Eggcellent (16,50 euros), com pão brioche delicioso, salmão e abacate. A Brunchit realça também outras alternativas como o Ibérico Superstar (15 euros), com presunto 100% D.O. e queijo halloumi grelhado, o Choco Pancakes (15 euros), as panquecas artesanais com diversas coberturas disponíveis, e o Cilbir Eggs Bikini (14 euros), que inclui dois ovos escalfados sobre iogurte grego temperado e manteiga de pimentos.
A Brunchit compromete-se a utilizar “ingredientes sempre frescos e sazonais, variando a carta de acordo com a estação do ano”. Conta também com opções vegetarianas e veganas no seu menu, como o Clean (14 euros), elaborado com o hambúrguer Beyond.
Na carta das bebidas, podem encontrar-se os Eco Juices (6,90 euros), Milkshakes e variados Cocktails (8 euros), juntamente com várias opções de café: café biológico, café arábico, cappuccino, café latte ou o cold brew – um café filtrado a frio, que tem um modo de preparação bastante lenta -, entre outras opções.
“Estamos bastante entusiasmados por trazer a experiência da BRUNCHIT para Portugal e consequentemente para a minha cidade de eleição, o Porto. O brunch é uma tendência crescente e um momento para desfrutar de boa comida em boa companhia. Queremos também enriquecer o conceito existente, e no futuro acrescentar-lhe um twist e toque português, adicionando à ementa produtos locais. Queremos que os nossos clientes possam disfrutar, relaxar e saborear pratos deliciosos em família e amigos, a qualquer hora do dia e todos os dias da semana”, afirma Catarina Batista, diretora geral da marca em Portugal.