Em Melides nasceu o À Espera – Turismo Rural, no dia 1 de julho, um espaço, só para adultos, concebido para descansar, recarregar baterias, esquecer a cidade e desligar.
“Sabemos por experiência própria que estar presente, descalçar e pôr o pé na terra, mergulhar na calma interior, é o melhor presente que podemos dar a nós próprios e a quem nos rodeia. Por isso criámos esta casa, À Espera do encontro… entre nós o silêncio e o mar”, escrevem os proprietários no site.
O À Espera – Turismo Rural é composto por 2 edifícios. A sala dos pequenos almoços e um dos quartos ficam no principal e as 8 suites duplas ficam no segundo edifício. Os quartos, com cama dupla, têm terraço e vista para a piscina. Na suite deluxe é possível optar por duas camas separadas ou um dupla king size e adicionar uma cama extra. O pequeno almoço está incluído e existe a possibilidade de refeições ligeiras por pré reserva.
O conceito está completamente integrado com o espaço envolvente. Na decoração, com inspiração alentejana, a escolha foi para os materiais orgânicos e sustentáveis. As cores, texturas e sons contam-nos histórias do Alentejo. Cada quarto possui o nome de um objeto típico alentejano: quarto das talhas, quarto dos chocalhos, quartos dos cantaros, dos cajados, das peneiras, dos cochos, das cestas, dos chapéus e dos tarros.
O À Espera está perto de tudo. Fica a 10 minutos do centro de Melides e da praia e a uma curta distância de 1 hora de Lisboa – o tempo certo para se ir libertando do rebuliço da cidade e encontrar-se com a sua essência, que está nas caminhadas dos percursos terrestes da Serra de Grândola e na contemplação da mística paisagem alentejana.
No mar, perfeito para a prática de surf, também há quem se embale nestas ondas e quem prefira as águas mais calmas da Lagoa de Melides e de Sto. André, onde se pode fazer canoagem e Stand Up Paddle (SUP).
Na Lagoa de Santo André, um reduto da biodiversidade consagrado no estatuto de Reserva Natural, vive uma comunidade piscatória que leva as enguias até aos restaurantes da região, servidas muitas vezes com arroz da várzea de Melides, produto local com história e bem conhecido de todos os portugueses. O pão alentejano tem fama de ser o melhor do país. Em Melides podemos comê-lo com o mel da região. São muitas as iguarias desta aldeia, e em todas encontramos um ingrediente típico que permite que tudo seja servido no tempo certo: a calma.
Nas proximidades é, também, possível fazer passeios pedestres e a cavalo, BTT, observar os pássaros e praticar yoga.
As reservas podem ser feitas através do site, do email reservas@aesperamelides.com ou do telefone 269 096 720.