A Ericeira está prestes a receber um dos eventos mais aguardados do ano, o Festival Internacional do Ouriço do Mar. Entre os dias 15 e 24 de março, o Mercado Municipal da Ericeira será o epicentro das atividades, com uma variedade de eventos gastronómicos, showcookings e uma oficina de ciência, destacando o papel central dos ouriços do mar.
Considerada uma das grandes tendências gastronómicas do momento, a edição deste ano do festival promete explorar todas as facetas deste tesouro do mar. Para isso, está agendada uma oficina de ciência para o dia 16 de março, às 10 horas, no Piso 0 do Mercado Municipal, seguida por demonstrações gastronómicas no seafood court nos dias 16, 17, 23 e 24, das 12h às 19h, onde os visitantes terão a oportunidade de degustar ouriços e outros frutos do mar, participar em showcookings e interagir com chefs reconhecidos.
O evento contará com a presença de chefs de renome, como Luís Brito, do A Ver Tavira, Paulo Alves, do Praia no Parque, e Habner Gomes do Mattë, que irão partilhar as suas técnicas e segredos culinários, mostrando a versatilidade dos ouriços em diversas propostas gastronómicas.
Além disso, os ouriços serão apresentados em peças exclusivas da Vista Alegre, em celebração aos 200 anos da marca, e poderão ser acompanhados por vinhos e cervejas artesanais da região, enaltecendo os produtos locais.
Apesar de centrado no Mercado Municipal da Ericeira, o festival também se estende a 27 restaurantes locais, que aderiram à iniciativa com propostas gastronómicas especiais, reforçando a excelência do ouriço do mar como ingrediente.
No dia 20 de março, está programado um jantar a quatro mãos, em que os chefs André Rebelo, do restaurante Jangada, anfitrião do evento, e Athanasios Kargatzidis, do restaurante Costa Fria, localizado na Ericeira e reconhecido no The World’s 50 Best Restaurants, irão colaborar numa experiência culinária conjunta. Neste jantar, será prestada homenagem ao ciclo de vida do ouriço do mar, acompanhado por uma seleção exclusiva de vinhos da Quinta da Boa Esperança.
