Créditos: © Grant Faint / Getty Images

Não há nenhum país perfeito no mundo, mas, sejamos francos, a Suíça está próxima da perfeição. Os alpes correspondem a 60% do país, e as paisagens e cidades parecem ter sido sonhadas por uma criança particularmente imaginativa. Estamos a falar de picos de montanhas cobertos de glaciares, cascatas, castelos com torres estilo conto de fadas e lagos no tom mais surreal de azul turquesa. Comboios vermelhos sobem montanhas a alturas improváveis, e sinos de vaca ressoam em prados montanhosos.

Mesmo as cidades mais culturas têm magníficos cenários com vinhas, lagos ou rios, e as montanhas nunca estão longe da paisagem. É um país incrível para viajar, seja de comboio, de autocarro ou numa roadtrip. O Lonely Planet reuniu 9 lugares que deve visitar na Suíça e que tornarão a sua viagem inesquecível.

Região de Jungfrau, a melhor zona para experienciar as montanhas

patrick-robert-doyle-r7l8bJXJiVg-unsplash-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Comboio a dirigir-se para a estação de comboio mais alta do mundo, Jungfraujoch. Créditos: Patrick Robert Doyle/Unsplash

A idílica região de Jungfrau possui picos montanhosos altíssimos e glaciares. Ultrapassando a marca de 4.000m estão os “três grandes” da Suíça: Eiger (Ogro), Mönch (Monge) e Jungfrau (Virgem), consagrados na lenda do montanhismo.

Faça uma viagem única na vida até à estação ferroviária mais alta da Europa, Jungfraujoch, com 3454m. Faça caminhadas, esqui, trenó e tirolesa entre montanhas em Grindelwald, desfrute das cascatas em Lauterbrunnen e experimente todo o tipo de desportos radicais em Interlaken (paraquedismo, escalada no gelo, bungee jumping glaciar – é só escolher).

Dica de planeamento: Não apresse a passagem por esta região, o ideal será permanecer durante uma semana ou mais.

Berna, a cidade com um estilo medieval

shutterstockRF_567821005-1024x622 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Berna, Suiça. Créditos: © BAHDANOVICH ALENA / Shutterstock

Berna, a cidade velha medieval, é Património Mundial da Unesco, e possui 6 km de arcadas cobertas, lojas, adegas, bares e fantásticas figuras folclóricas no topo de fontes do século XVI. Rodeada por colinas arborizadas e dividida em duas pelo rio Aare, esta cidade é absolutamente dislumbrante de praticamente todos os ângulos.

Em termos visuais, será atraído por grandes êxitos como o Einstein-Haus (onde o génio desenvolveu a sua teoria da relatividade) e o Kunsthaus (com a sua notável coleção de belas artes). No verão, a ação acontece na água, com natação, boias, rafting e paddle ao longo do rio Aare.

Lago de Genebra, melhor local para o romance, vinhas e castelos

gabriel-garcia-marengo-7nd6GDq_zsw-unsplash-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Créditos: Gabriel Garcia Marengo/Unsplash

Na curva ocidental da Suíça, o Lago Genebra – em forma de meia-lua (Lac Léman para os francófonos) – é magnífico, com o seu pano de fundo montanhoso, vistas que elevam o espírito, vinhedos e litoral repleto de belas cidades coroadas por castelos.

Marcada pela fonte Jet d'Eau e com o Mont Blanc a espreitar no horizonte, Genebra envolve a margem sul do lago. Esta cidade mundana é uma excelente plataforma de lançamento para explorar, com museus e galerias de grande sucesso para absorver, jardins botânicos para passear, piscinas para nadar, cafés da Cidade Velha para passear e mouettes amarelos brilhantes que transportam os habitantes locais pela água - certamente um dos percursos mais cénicos do mundo.

Zermatt, melhor spot para atividades ao ar livre

GettyImages-808144682-1024x680 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Matterhorn, Suiça. Créditos: © wilpunt / Getty Images

O Matterhorn, com 4.478 m, é uma fantástica montanha retorcida que se eleva acima de um resort repleto de chalés de madeira. É o ícone montanhoso da Suíça, tão amado pela nação e fonte de inspiração para a forma de pirâmide do chocolate Toblerone.

No entanto, Zermatt é mais do que uma montanha. Os alpinistas escalam nesta zona desde meados do século 19, e ainda hoje é um ímã de visitantes. Mas não precisa de ser pró em alpinismo, pode apenas caminhar, esquiar e contemplar glaciares e picos montanhosos de 4.000 m no Matterhorn Glacier Paradise.

Parque Nacional Suíço, ideal para os amantes da natureza

janis-wolf-vfmNDJQDoMM-unsplash-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Créditos: Janis Wolf/Unsplash

A Suíça tem apenas um parque nacional? Sim, sabemos que é um choque, mas confie em nós, é um parque nacional surpreendente. Aconchegado num canto remoto do sudeste do país, na fronteira com a Itália, o Parque Nacional Suíço, com 172 quilómetros quadrados, é um espetáculo da natureza, repleto de pântanos, florestas, pastagens salpicadas de flores silvestres, cascatas, lagos coloridos e montanhas tão altas como o céu, onde íbex, camurças, marmotas, veados e águias douradas vagueiam e voam livremente.

Dica de planeamento: Comece a sua caminhada com o pé direito obtendo informações privilegiadas sobre os trilhos no centro de visitantes em Zernez.

Bellinzona, melhor lugar para la dolce vita

shutterstock_1807101052-1024x576 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Bellinzona, Itália. Créditos: © Keitma / Shutterstock

Com castelos medievais e os Alpes a erguerem-se no hprizonte, a bela cidade de Bellinzona é uma amostra da comida e cultura italiana na Suíça. Encontrará um toque generoso de estilo italiano no seu centro histórico, com de ruelas repletas de flores, igrejas renascentistas e praças com cafés que transbordam de vida, risos, copos tilintando e o som desafinado de incontáveis ​​campanários.

Dica de planejamento: Deve colocar na sua lista de desejos uma visita aos castelos, entre eles Castelgrande, no topo da colina, que podem ser aproveitados em atividades de um dia inteiro (traga água e sapatos confortáveis).

Montanhas Jura e Lac de Neuchâtel, a escolha ideal para uma viagem remota

lara-baeriswyl-25AIer3sBYM-unsplash-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Jura Vaudois Nature Park. Créditos: Lara Baeriswyl/Unsplash

Nas colinas escuras e arborizadas ao longo da fronteira franco-suíça, as montanhas de Jura são uma maravilha natural. Esta região pacífica tem prados de verde, florestas antigas, afloramentos rochosos com vista para um trio de lagos, aldeias e vales que pouco alteraram em séculos.

Comece com uma roadtrip. Inicia o seu percurso no Jura Vaudois Nature Park para uma caminhada com vistas para o Lago de Genebra e degustação de queijo Gruyère em cabanas rústicas alpinas. Siga para o norte até Lac de Joux, a vila relojoeira de Le Sentier, e Vallorbe, repleta das maiores (e mais impressionantes) cavernas de calcário da Suíça. Marque uma viagem para Lac de Neuchâtel e poderá banhar-se nas águas termais de Yverdon-les-Bains.

Basileia, melhor cidade para os amantes de arte

bern-switzerland-GettyImages-1163524849-1-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Basileia, Suiça. Créditos: © Andrea Ambrosino / Getty Images

Basileia não é a cidade mais popular, mas devia ter maior reconhecimento. Atravessando o Reno, esta cidade tem tudo a seu favor: arte de classe mundial em algumas das melhores galerias do país, uma popular “food scene”, edifícios vanguardistas desenhados por arquitetos vencedores do Prêmio Pritzker e uma incrível cultura de cafés.

Reserve vários dias para conseguir explorar o centro da cidade, onde as atrações imperdíveis incluem o Kunstmuseum e as sua coleção de belas artes, a Fondation Beyeler, projetada por Renzo Piano, e o Vitra Design Museum, criado por Frank Gehry.

Dica de planeamento: Aventure-se com um mergulho selvagem no Reno. Alugue um Wickelfisch (uma bolsa impermeável em forma de peixe) no posto de turismo, vista o seu fato de banho e siga a corrente, flutuando rio abaixo e vislumbrando os marcos da cidade.

Zurique, melhor spot de cultura urbana

ruth-georgiev-6yqd3PYJ4oI-unsplash-1024x683 9 locais que não pode perder na sua próxima viagem à Suíça
Créditos: Ruth Georgiev/Unsplash

Zurique costuma liderar o ranking das cidades com melhor qualidade de vida e é uma cidade cheia de ritmo: desde bares nas margens do rio Limmat até à sua Cidade Velha, onde o Grossmünster românico de inspiração dupla brilha com o arco-íris de Augusto Giacometti de vidro manchado. As criações arquitetónicas de cores ousadas de Le Corbusier e o ousado bairro pós-industrial de Züri-West marcam ainda mais a cultura de Zurique.

Dica de planeamento: Em meados de agosto, Zurique oferece uma das festas mais badaladas da Suíça: o Street Parade.

Artigo anteriorEntre em 2023 a festejar “Como Gatsby” no Hotel Mundial
Próximo artigoO novo Spa de Lisboa tem uma suite privada que pode alugar para dias especiais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui