Os comboios noturnos oferecem aventuras confortáveis, sem complicações, com alojamento, transporte, e por vezes até refeições – para não mencionar vistas hipnotizantes – incluídas num preço. Assim pode adormecer numa cidade e acordar noutra.

Dos EUA à Europa e à Ásia, aqui estão 8 dos melhores comboios noturnos de comboio em todo o mundo, de acordo com a Travel and Leisure.

Milão a Palermo, Itália

Esta viagem de quase 21 horas no Intercity Notte traça a costa ocidental da Itália antes de atravessar o Estreito de Messina. Os confortáveis beliches com ar condicionado estão disponíveis a um bom preço (os preços por uma cama começam nos 40€), e é provável que faça amizades com outros passageiros. Durante a viagem, vai andar ao longo de viadutos acima de cidades e aldeias fora de Génova, passando a poucos metros de distância do Mar Tirreno. A melhor parte é talvez a travessia de ferry, onde as carruagens se separam e se deslocam antes de cruzarem para a Sicília.

Chicago a Seattle, EUA

Ao deslizar pelos arranha-céus de Chicago, pode parecer difícil de acreditar que, dessa mesma janela, estará a olhar também para vastas planícies, vales de altas montanhas, e lagos glaciares. Os passageiros a bordo do Empire Builder da Amtrak para Seattle podem sentar-se e observar aquelas vistas em constante mudança através das enormes janelas.

Bariloche a San Antonio Oeste, Argentina


Paul Theroux tornou famoso o velho Expresso Patagónico, e embora já não exista um comboio noturno nessa rota em particular, ainda se pode dormir em cabines acolhedoras enquanto se anda de comboio através desta vasta paisagem argentina, graças ao semanal Tren Patagonico. Bariloche, na Argentina, é onde a sua viagem começará ou terminará, desde estas águas glaciares até às margens do Atlântico.

Dica: Desembarque em San Antonio Oeste, de onde se pode chegar à praia em Las Grutas ou apanhar o autocarro para a observação de baleias da Península Valdés.

Cairo a Luxor, Egito

Embora esta rota possa ser um pouco acidentada, oferece uma viagem épica de uma estação perto das pirâmides de Gizé até aos grandes templos de Luxor. Balançando pelas ruas sombrias do Cairo, o comboio segue o Nilo durante a noite e chega a Luxor pouco depois das 6 da manhã. Fique mais algumas horas e chegará a Assuão, lar de túmulos antigos, templos, e à famosa Barragem Alta.

Deli para Jaisalmer, Índia

Nesta viagem, um comboio apanha-o na expansão urbana de Deli e leva-o até à cidade Rajasthani de Jaisalmer, localizada no deserto de Thar, com edifícios tão dourados como a areia circundante. Reserve um compartimento 1AC ou 2AC, onde encontrará roupa de cama fresca e não mais do que quatro beliches. A comida a bordo é tão boa como muitas refeições que encontrará no exterior. Saindo de Deli no Shalimar Express, poderá observar a cidade e os seus subúrbios por mais de uma hora. Ao longo do dia, passará por cidades que merecem mais do seu tempo no regresso – sobretudo Jaipur e Jodhpur – antes de chegar ao seu destino final.

Viena a Zurique, Áustria

Operado pela ÖBB Nightjet da Áustria, este comboio oferece tudo, desde assentos a cabines de luxo com chuveiros . Faça este passeio durante as longas noites e manhãs de verão, e verá as grandes ruas de Viena, acorde enquanto atravessa montanhas, passa pelo Liechtenstein, e atravessa o rio Reno. Olhe para o lado direito enquanto o comboio desliza ao longo do Lago de Zurique, antes de chegar à pitoresca cidade suíça de Zurique.

Praga a Split, República Checa e Croácia

Esta é uma viagem de contrastes. Começando na estação central de Praga, a uma curta caminhada da Praça Wenceslas, o popular comboio amarelo da RegioJet atravessa a zona rural checa, chegando a Bratislava pouco antes de adormecer. Na manhã seguinte, atravessará a Croácia, onde o comboio desce em direção à sublime linha costeira do Adriático.

Los Angeles para Seattle, EUA

Grandes cidades, desertos, oceano, florestas de pinheiros, lagos e montanhas – poderá observar tudo isto pela janela da rota Amtrak’s Coast Starlight, que permite aos passageiros passar pela Califórnia, Oregon, e Washington. Adormecerá ao lado do Pacífico e acordará nas montanhas, totalmente descansado antes de um dia de viagem de comboio. No vagão-restaurante, espere a tarifa clássica americana, que está incluída no preço da sua carruagem,

Dica: Embora os lugares nos vagões de observação estejam frequentemente ocupados, há normalmente uma oportunidade de assegurar um lugar quando as pessoas vão para almoçar e jantar.

Artigo anteriorTerceiro jantar temático “Oh My Chefs!” tem como inspiração o mar e a serra
Próximo artigo2ª edição do Craft Beer & Cider Market decorre de 2 a 4 de setembro no Porto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui