Braga foi eleita o Melhor Destino Europeu para visitar em 2021 numa votação do site European Best Destination, ficando à frente de destinos como Roma, Cavtat (Croácia), Florença e Sibiu (Roménia).

Com a conquista deste título, a cidade espera atrair futuramente mais turistas estrangeiros. O site Best European Destination descreve-a como uma das cidades mais felizes da Europa e uma das com melhor qualidade de vida do mundo. Além disso, a cidade tem algo a oferecer “a cada um de nós”. “Braga vai agradar aos amantes da história e da arquitetura. É também um destino obrigatório para os gourmets,  um destino imperdível de espiritualidade, com sumptuosas igrejas, mosteiros e santuários”.

Sendo sugerida como destino de visita em qualquer altura do ano, Braga surge como indicação de férias tanto para famílias, casais, para uma escapadinha urbana cultural ou gastronómica.

Enquanto Braga não é descoberta por milhares de turistas estrangeiros, por cá, os portugueses podem aproveitar para planear uma escapadinha, assim que for possível desconfinar.

Entre os vários motivos de atração encontramos a visita à sua Sé Catedral, a subida ao Bom Jesus do Monte, ou um passeio pelo centro histórico para apreciar a arquitetura das várias igrejas e edifícios históricos. Sem esquecer a gastronomia local, com destaque para as papas de sarrabulho, bacalhau, cabrito assado, vitela, frigideiras de Braga e a doçaria conventual, com destaque para o Pudim Abade de Priscos ou os Fidalguinhos.

A pensar em todos os que querem descobrir Braga ou voltar a visitá-la, sugerimos várias unidades de alojamento, com características diferentes consoante o que procura.

Melia Braga


O Meliá Braga encontra-se a poucos minutos do centro da cidade e do Santuário Bom Jesus. Este hotel de 5 estrelas moderno e com design contemporâneo possui 182 quartos e áreas comuns espaçosas. Apesar de ser um hotel de cidade, o Meliá Braga oferece as comodidades de um hotel resort, já que possui uma piscina ao ar livre e piscina infantil rodeada de áreas ajardinadas Também dispõe de Spa com circuito hidrotermal, piscina coberta, salas de tratamento, ginásio e restaurante. O Meliá é ideal para famílias ou casais em viagem por Braga ou pela região, que queiram depois usufruir de todas as facilidades de uma unidade hoteleira moderna. Com opções de estacionamento, é muito fácil o acesso ao hotel.

Porta Nova Collection House

Situada no centro histórico de Braga, junto ao Arco da Porta, a Porta Nova Collection House é um alojamento local que combina tradição e modernidade num edifício vintage.
Aqui pode dormir e relaxar, escolhendo um dos quartos ou suites decorados em tons quentes, de madeira clara, com peças de mobiliário e design de época ou de design contemporâneo e com vistas para os edifícios do centro histórico. A unidade convida a uma refeição no seu restaurante Praça Velha /Bar usufruindo da sua esplanada; ou partir à descoberta do património da cidade através dos tours  desenhados para conhecer Braga. É uma unidade ideal para quem quer explorar a cidade a partir do seu centro histórico.

Vila Galé Collection Braga

Em Braga fica um dos hotéis mais recentes da cadeia hoteleira Vila Galé. O Vila Galé Collection Braga, no Largo Carlos Amarante, nasceu da reabilitação do antigo hospital de São Marcos, um imóvel de interesse público, datado de 1508. O hotel possui 123 quartos dos quais 20 são quartos familiares. Ideal para famílias ou casais, a unidade oferece piscina exterior para adultos, spa, piscina exterior com escorregas para crianças e parque infantil. A não esquecer que nos hotéis Vila Galé as crianças até 14 anos, instaladas no quarto dos pais, não pagam alojamento e refeições.

Hotel do Parque Bom Jesus


O Hotel do Parque Bom Jesus está localizado junto ao Santuário do Bom Jesus do Monte, um dos ex-libris da cidade de Braga. Se quiser dormir junto a um Património Mundial da UNESCO (eleito em 2019), o Hotel do Parque Bom Jesus é uma boa opção. A unidade encontra-se remodelada, mas conserva a história, a tradição, a natureza e a espiritualidade deste lugar. Além de possibilitar a utilização das instalações do vizinho Hotel do Templo, o hotel oferece Wi-Fi grátis, depósito de bagagens, banho turco, sauna, baby-sitter, ginásio, lavandaria, bar.

Braga Heritage Lofts

O Braga Heritage Lofts fica localizado na Rua Eça de Queirós, em pleno centro histórico de Braga, em frente a um dos jardins mais afamados da cidade (Jardim de Santa Bárbara), sendo um alojamento indicado para quem procura desfrutar da experiência de ficar alojado no coração da cidade e contactar com as tradições e hábitos locais, mas aprecia um espaço moderno e contemporâneo. Aqui vai encontrar apartamentos com diferentes ambientes, desde a decoração mais industrial dos apartamentos do piso 1 (em homenagem à pequena fábrica que funcionou no edifício) ao ambiente minimalista dos apartamentos do terceiro piso. Todos estão equipados de uma kitchenette com os eletrodomésticos e equipamentos necessários para preparar uma refeição. Os lofts têm uma lotação até 2 adultos mais um criança até 7 anos.

TEA 4 NINE Guest House & Bistrô

A TEA 4 NINE Guest House & Bistrô está localizada no centro de Braga, no “Campo da Vinha” (Praça Conde Agrolongo). É um alojamento local que conjuga a tradição com a contemporaneidade e oferece uma estadia acolhedora e familiar, vocacionada para hóspedes que pretendam usufruir do espaço por curtos períodos de tempo ou férias mais prolongadas. Com um conceito diferente das guest houses tradicionais, a “TEA 4 NINE” esta dividida em cinco espaços individuais, sendo quatro distribuídos entre o 1º e 2º andar, de uso individual e privado. No rés-do-chão poderão usufruir de uma área comum, de jardins interiores e exteriores.

Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel

Para quem quer visitar não só a cidade de Braga, mas também a região minhota, sugerimos o boutique hotel Torre de Gomariz Wine & Spa Hotel, situado na freguesia de Cervães, a menos de vinte minutos da cidade. Este boutique hotel integra um dos mais emblemáticos edifícios históricos do concelho de Vila Verde, tendo sido considerado o Melhor Hotel Rural da Europa e do Mediterrâneo da Condé Nast Johansens 2020. Um dos elementos mais emblemáticos desta unidade hoteleira é a sua torre, onde estão localizadas as suites que proporcionam uma estadia inesquecível. Mas há mais a destacar nesta propriedade. Desde o Camellia Spa até Restaurante Gomariz, onde os clientes são presenteados com uma cozinha portuguesa contemporânea harmonizada por uma vasta seleção de vinhos.

Devido às circunstâncias atuais, algumas unidades referidas neste artigo podem estar temporariamente encerradas. Deverá consultar os sites de cada uma

Artigo anteriorEmpresa Descobrimentos desafia clientes a mergulharem por uma boa garrafa vinho
Próximo artigo10 dicas da Airbnb para atrair estadias longas de nómadas digitais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui