Há cada vez mais mulheres portuguesas a partir em viagem sozinhas, sendo que 17% já o fez nos últimos três anos, segundo o International Travel Study (ITS) da momondo. Saiba quais as principais regras se vai partir numa aventura a solo.
Sair da zona de conforto
Viajar sozinha é fazê-lo em total autonomia, mas sem deixar que isso a prenda aos velhos hábitos, fazendo um esforço por experimentar coisas novas e testar os limites.
Experimentar a gastronomia local
A verdadeira descoberta e compreensão de um destino passa muitas vezes pela comida local. Sem preconceitos, deixe-se levar pela cultura visitando os mercados locais, experimentando os pratos típicos, e a comida de rua.
Preparar as malas com cuidado
É importante pensar bem na organização da mala de viagem, garantindo que se leva tudo o que é importante, mas simplificando de forma a evitar levar muito peso.
Aprender algumas palavras locais
De maneira a interagir melhor e mostrar boa-vontade, é sempre bom aprender algumas palavras, por muito simples que sejam. ‘Sim’, ‘não’, ‘obrigada’, e ‘por favor’ são um bom começo.
Aproveitar os contatos locais
Ninguém conhece melhor um destino que os seus próprios habitantes. A melhor maneira de descobrir um destino é com a ajuda de um conhecido que lá viva.