Com a chegada da época das vindimas, os campos de Portugal ganham vida e as herdades preparam-se para receber visitantes ávidos por experienciar esta tradição ancestral. Ao longo dos meses de agosto e setembro, a beleza da colheita das uvas é celebrada de Norte a Sul de Portugal, com as várias herdades a oferecerem programas especiais para aqueles que desejam mergulhar neste ambiente enológico.

Neste contexto, o Vou Sair apresenta cinco propostas, desde almoços harmonizados com vinhos regionais, até provas de vinhos e visitas guiadas às pitorescas quintas.

Quinta da Pacheca, Lamego:

pisar_uvas_reduzida-scaled-e1691573997746-1024x609 5 herdades com experiências vínicas para aproveitar este verão, com direito a prova de vinhos

Nos lagares graníticos da Quinta da Pacheca, em Lamengo, durante o mês de setembro, decorrem as tradicionais lagaradas, ao som das concertinas que marcam a compasso o trabalho de pisa das uvas que darão alguns dos vinhos mais distintos da Região do Douro.

Um programa mais eclético, com um custo de 105 euros pessoa, começa pelas 10h, com um tradicional mata-bicho, um caldo de cebola, sardinhas assadas em fatia de pão do milho, acompanhado com vinhos da Pacheca. Os participantes serão equipados com chapéus de palha, lenço, tesoura de corte e balde.

O trabalho de campo demora cerca de hora e meia e, no final, pelas 12h30, está marcada a entrada nos lagares para começar a pisa da uva. Depois de uma hora a exercitar as pernas, segue-se uma visita guiada pela propriedade, que procede um almoço típico de vindima. No final do repasto, os participantes serão ainda brindados com uma prova de vinhos.

O programa menos completo, com um custo de 40 euros por pessoa, inclui uma visita guiada pela vinha, lagares, adega velha e garrafeira, com uma prova de vinhos. Seguidamente, dá-se a entrada no lagar para participar no aguardado momento da pisa. Para os trabalhos dentro do lagar, os “vindimadores” têm à sua disposição calções, t-shirt e um balneário para trocar de roupa.

A participação está sujeita a reserva antecipada e deverá ser feita através do 254 331 229 ou do endereço eletrónico reservas@quintadapacheca.com

Ribafreixo Wines, Vidigueira:

ribafreixo-redux-e1691573906195-1024x637 5 herdades com experiências vínicas para aproveitar este verão, com direito a prova de vinhos

Localizada na Vidigueira, a herdade alentejana é hoje um destino incontornável de enoturismo em Portugal. O programa das vindimas, que se estende ao longo dos 114 hectares da quinta, funciona sob marcação, de terça a sexta-feira, e termina nos primeiros dias de setembro.

Por 75 euros por pessoa, os participantes terão a oportunidade de perceber como funciona o processo do corte da uva. A Ribafreixo Wines disponibiliza tesoura e balde, sendo que para casa os visitantes levam um chapéu e uma t-shirt.

Depois da vindima, é proporcionada uma prova clássica de três vinhos e oferecido um almoço tradicional fora do restaurante e em mesa corrida. O menu faz-se de gaspacho ou arroz de tomate com petingas, e é acompanhado por vinhos tinto e branco.

Marcações: info@ribafreixo.com

Caminhos Cruzados, Nelas:

099-1024x683 5 herdades com experiências vínicas para aproveitar este verão, com direito a prova de vinhos

O produtor do Dão Caminhos Cruzados, com sede em Nelas, terá as portas abertas durante o mês de setembro para aqueles que desejam ter uma experiência de vindimas.

O programa mais completo contempla um pequeno-almoço, a servir pelas 10h30, com sumos, café, chá, queijos, enchidos, fruta e bolos. Este será servido antes da partida para o trabalho de campo, onde os participantes serão devidamente acompanhados pelo staff da Caminhos Cruzados e equipados com t-shirt, chapéu e tesoura. 

O corte das várias castas que habitam nas vinhas da Quinta da Teixuga decorre ao longo das dezenas de hectares da propriedade e procede uma visita guiada às várias valências da adega.

Será servida uma passagem de quatro momentos preparada pelo chef Miguel Vidal, que confeciona comida tradicional, de conforto, onde os produtos sazonais são os eleitos para a criação de várias iguarias, sempre harmonizadas com os vinhos da Caminhos Cruzados. Dependendo do número de pessoas, as refeições poderão ser feitas na sala onde repousam os vinhos da Caminhos Cruzados, na varanda, com uma vista para as vinhas, na sala de provas ou no pátio exterior. O preço desta experiência é de 80 euros por pessoa.

O mesmo programa, sem o almoço, mas com uma prova de vinhos, tem o preço de 50 euros por pessoa, enquanto a participação na atividade de vindima, visita e prova tem um custo de 35 euros.

O programa poderá ser usufruído durante o mês de setembro, estando as datas condicionadas a alterações ditadas pela equipa de enologia, às condições climatéricas ou outro fator externo. Para inscrições e mais informações visite o site oficial da Caminhos Cruzados.

Herdade da Rocha, Crato:

Herdade-da-Rocha-Geral-02-1024x683 5 herdades com experiências vínicas para aproveitar este verão, com direito a prova de vinhos

As vindimas na Herdade da Rocha, localizada no Crato, em Portalegre, são uma experiência única, até porque os participantes têm a oportunidade de a viver na plenitude, percorrendo todo o processo de vinificação.

Os participantes terão a oportunidade de fazer uma visita guiada às vinhas e à adega, um lanche mata-bicho na vinha ou na adega, o corte da uva e um almoço regional, com harmonização de vinhos produzidos localmente.

A participação nas vindimas da Herdade da Rocha tem um preço de 80 euros por pessoa.

Para reservas e mais informações, os interessados podem contactar o 914 700 674 ou enviar um e-mail para geral@herdadedarocha.pt.

Adega Vila Santa, Estremoz:

Vindima-2-1024x678 5 herdades com experiências vínicas para aproveitar este verão, com direito a prova de vinhos

Em Estremoz, na Adega Vila Santa, a João Portugal Ramos Vinhos conta com um programa exclusivo, NATURE’ing with WINE, que convida os visitantes a viverem uma das épocas mais especiais no mundo do vinho.

O dia começa com uma visita ao miradouro, de onde se observa a extensa planície de vinhas, seguindo-se a ida para a vinha e a apanha da uva. Regressando à adega, o visitante será desafiado a experimentar a tradicional pisa a pé em lagares de mármore, de rara beleza e que simbolizam um dos materiais emblemáticos da região.

O programa continua com uma visita à Adega e às Caves e termina com um almoço de vindima harmonizado com alguns dos melhores vinhos do produtor João Portugal Ramos, nomeadamente Marquês de Borba (Branco e Tinto), Vila Santa Reserva Tinto e Marquês de Borba Colheita Tardia.

O programa tem o valor de 80€ por pessoa, exigindo no mínimo 4 pessoas. Com duração média de 4h30, aconselha-se marcação prévia através do site oficial da Adega.

Artigo anteriorMalta vai acolher o Europride 2023, a celebração mais esperada da comunidade LGBTQ+
Próximo artigoDescubra os 50 destinos preferidos dos portugueses para o feriado de 15 de agosto

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor coloque aqui o seu comentário
Por favor coloque o seu nome aqui